Anúncios:

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Brigas escolares

Há pouco tempo presenciei uma briga entre duas garotas de minha escola, sendo que uma é minha colega; o que pude fazer foi ajudar a separar.

Após esse acontecimento veio em minha cabeça a seguinte questão: “Qual o motivo de se atracar em tapas, socos e chutes com outra pessoa?” No caso das duas garotas da minha escola, foi pelo resultado de um jogo de futebol das intersséries. Eu não acho que perder um jogo seja um motivo para brigar, pois brigas não levam a nada, mas eu também não acho que se deva deixar uma vitória subir à cabeça, pois algumas pessoas, após as competições, acabam falando coisas demais a seus adversários que, como estão de cabeça quente por terem perdido o jogo, não conseguem relevar.

Mas não é só por resultado de jogos que ocorrem brigas nas escolas, mas os motivos os geram são quase sempre insignificantes: um lápis que vira confusão; coisas inventadas por outras pessoas; um mal entendido; palavras ditas sem pensar; um olhar maldoso.

Infelizmente os jovens de hoje acabam esquecendo o verdadeiro e real objetivo de uma escola, que é ensinar, aprender e, em parte, preparar o aluno para um futuro melhor. E acabam transformando a escola em um verdadeiro ring de luta livre, onde é cada um por si.

Isso não vai mudar, a não ser que haja a cooperação de todos os alunos, e uma mobilização de todos: família, colegas, professores, comunidade. Vale a antiga frase: “Educação vem de casa”, pois é a realidade. Um professor só pode ensinar e encaminhar um aluno para o futuro, ele não pode dar palmadas em um aluno para ensiná-lo a ser mais educado; seus pais podem e devem. Como ensinar um aluno que acha que é mais inteligente e sábio que seu professor? Como encaminhá-lo para o futuro sendo que ele acha que já é adulto e não precisa que lhe ensinem mais coisas, porque ele já sabe tudo?

Alunos que não foram bem educados pelos pais acabam achando que mandam nos professores e que sabem tudo. Por isso a educação é tão importante. Se eles tivessem sido bem educados desde quando nasceram eles também não brigariam com alguém pelo resultado de um jogo, saberiam perder ou ganhar. Há alunos que não vêem confusão nenhuma acontecendo e decidem criar uma.

Galera, escola é lugar do bem, um lugar onde todos devem ir para estudar, brincar e se divertir. Vocês não gostariam de ir para a sua formatura com um olho roxo, ou gostariam? Não briguem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja imaturo.
Use esta opção de mensagem para tirar suas dúvidas, deixar críticas, comentários ou sugestões.
Nada de xingamentos, palavrões ou indecências no geral.
Obrigado.